Rogerio Campos

Por: Rogerio Campos

Nós já tivemos matérias aqui no site que mostraram os primeiros passos para os iniciantes da guitarra como, conhecer a parte física e elétrica e também sobre a identificação básica das notas. O recomendado seria que visse antes essas matérias porque fazem parte desta sequência de aulas, de toda forma os links estão aí, se não acompanhou você pode conferí-las posteriormente.

E esta aula especificamente, seria o equivalente a sua 1º aula prática, é uma sugestão do que você pode tocar na guitarra se está começando agora!

Se você é iniciante ou está começando do zero, o que sempre recomendo é começar por pequenos riffs melódicos, esses podem ser, trechos de solos das músicas das bandas que você curte ou mesmo a linha vocal de alguma música. Também, trilhas sonoras de filmes, games ou melodias conhecidas em músicas clássicas.

Aproveitando esta última dica, o que segue abaixo são duas melodias bem conhecidas da música erudita. Mas antes, vamos fazer também um paralelo sobre as ‘tablaturas’, ou como, nós guitarristas, costumamos decorar tudo o que tocamos na guitarra!

A tablatura é um sistema de escrita musical simples de entender, as linhas horizontais formam uma espécie de diagrama para as cordas. Para tocar as notas basta ver o número das casas em determinada corda/linha. O problema da tablatura é que ela nos impede de pensarmos nas notas musicais, ficando no conforto em apenas considerar o número das casas…

Com o tempo isto se torna um obstáculo, porque se você não souber como identificar as notas musicais no braço, você terá grande dificuldade posteriormente em formar determinados acordes e também em identificar escalas para solos.

Desta forma, outra coisa que eu vou recomendar para esta aula, é que não apenas toque as melodias decorando-as pelo número das casas, mas também que identifique ou nomeie cada uma das notas musicais desses dois riffs. Já deixo até uma dica aqui, as duas melodias que seguem utilizam apenas notas naturais na guitarra, nenhuma com acidente!

Anote sob cada uma das casas da tablatura qual nota musical você está de fato executando, fazendo isto, você estará também decorando aos poucos a localização de algumas das notas no braço! Após anotar todas as notas, você pode conferir se preencheu corretamente olhando novamente as Tabs ao final da página deste artigo.

Para tocar! Tire os riffs pela tablatura, ouça as músicas pelo áudio e assista a demonstração nos vídeos, decore toda a sequência e tente reproduzi-las na guitarra!

Riff 1: L. V. Beethoven – 9° Sinfonia (Ode to Joy)

Leia a tablatura da música da seguinte forma:

Inicie do 1º compasso até o 4º compasso onde aparece a barra de repetição  então retorne ao início. Na repetição toque apenas até o 3º compasso, é onde você deve considerar agora o sinal de alternância  no 4º compasso. Assim, do 3º compasso pule para a casa 2 do sinal de alternância  no 5º compasso e caminhe até o final da música.

Ouça abaixo o trecho da música:

Riff 2: A. Vivaldi – Concerto 1 (La Primavera Allegro)

Utilize o mesmo procedimento que usou na música anterior para ler a tablatura, considerando as barras de repetição, mais os sinais de alternância. Apenas quando observar a primeira barra de repetição no quarto compasso, ao repetir, faça do segundo compasso onde está a barra de repetição invertida e não do começo da música no primeiro compasso.

O mesmo com a próxima barra de repetição no penúltimo compasso, a repetição deve ser feita do sexto compasso com a segunda barra invertida. Acima das tablaturas estão as anotações da música em partitura, com relação a esta não precisa se preocupar neste momento, estudaremos a pauta musical em outra oportunidade.

Clique no ‘botão de play’ abaixo para ouvir o áudio deste tema… As vídeo aulas para os dois riffs estão logo a seguir, desbloqueie clicando na caixa de diálogo com os botões das redes sociais. Você pode conferir esta aula também no youtube se preferir, é só clicar no ícone ao lado  >

(desbloqueie os vídeos usando os botões abaixo das redes sociais)

As duas caixas abaixo servem se você fez o exercício de identificar o nome das notas musicais nas duas melodias passadas nesta aula. Clique nas opções para ver a tablatura com as Cifras das notas (em destaque em vermelho) entre a tablatura e partitura:

Clique aqui para ver o 'nome das notas' junto a tablatura na música 'Ode to Joy':

  

Clique aqui para ver o 'nome das notas' junto a tablatura na música 'La Primavera':

Agora, deixe na área de comentários abaixo suas dúvidas ou sugestões do que você gostaria de ver aqui na Escola Virtual de Música, sua participação pode virar tema dos próximos artigos.

Pra ficar por dentro de todas as aulas da EVM, faça sua inscrição gratuita no site. Clique também em ‘Curtir’ nos botões das redes sociais e compartilhe nossos artigos, isto nos ajuda a produzir mais aulas. E até a próxima!

Rogerio Campos

Rogerio Campos

Rogerio é guitarrista com formação superior, bacharel e licenciado em música, também com formação pela EM&T, IG&T e LEM. Professor de música a mais de 15 anos, também é autor de métodos de guitarra para escolas de música.

Comentários do Facebook

Comentários

Uma Nova Forma de Aprender Música!

Descubra os conteúdos exclusivos da Escola Virtual de Música. Comece Baixando Grátis os 'Guias Práticos de Primeiros Passos'.

Insira seus dados abaixo para fazer sua inscrição:

Sucesso! Obrigado pelo seu cadastro.

Pin It on Pinterest

Shares
Share This