Muitas pessoas acham que quando chegam a uma determinada idade já não vale mais a pena lutar por nada na vida. Muito menos a sua felicidade e a possibilidade de um novo aprendizado. Isso infelizmente faz parte do pensamento de uma grande parcela da população considerada “terceira idade”.

Porém, ainda existem aqueles que têm a consciência que nunca é tarde para aprender e conseguem investir seu tempo em diversas atividades para idosos que possa trazer felicidade, saúde e bem estar. Dentre essas atividades uma que é extremamente benéfica é a música. Se você pensava que a música era somente para jovens está redondamente enganado!

Nunca é tarde para aprender música

Antes de tudo é preciso acreditar que realmente nunca é tarde para aprender. Muito menos música. Sendo algo que só vem a agregar em nível de conhecimento cultural e também servindo como uma grande terapia, a música é sem dúvida nenhuma, uma extraordinária ferramenta para que todos da terceira idade possam usufruir de momentos agradáveis e inesquecíveis.

Benefícios da música na terceira idade

O ensino musical para o público da terceira idade traz uma quantidade de benefícios considerável. Entre eles podemos citar:

  1. Fortalece e estimula a memória.
  2. Melhora a sua convivência social.
  3. É benéfico para os movimentos e articulações do corpo.
  4. É um grande facilitador no desenvolvimento da criatividade.
  5. Aumenta a qualidade de vida.
  6. Melhora a auto-estima.
  7. Reduz o stress.
  8. Provoca um estímulo nos hemisférios cerebrais, dessa forma ajudando a retardar o envelhecimento.

Como começar?

Para uma pessoa da terceira idade interessada em aprender música o primeiro passo é tentar uma escola que tenha foco no ensino para a terceira idade. Outro fator interessante é também procurar e analisar se o professor ou instrutor é uma pessoa paciente e comprometida com o trabalho.

Sabendo que cada pessoa tem um grau diferente de assimilação, ensinar para a terceira idade não é tarefa para qualquer um. É preciso gostar do que faz e trabalhar com muito amor. Para isso uma pesquisa cuidadosa sobre a escola e o instrutor antes de pensar em se matricular é fundamental.

A saúde do idoso e a música

Os efeitos que a música provoca na terceira idade são muito interessantes. É fato que tudo aquilo que provoca sentimentos de alegria e bem estar irá gerar em maior ou menor grau uma resposta positiva no sistema imunológico no corpo humano. Para os jovens da terceira idade, praticar o aprendizado da música provoca um grande aceleramento no combate a diversas enfermidades.

Não somente é impactante para quem ouve uma canção ou música relaxante como é ainda mais efetiva para aqueles que procuram aprender a dominar algum tipo de instrumento. Sem dúvida, uma terapia que alia técnica, arte e beleza. Então, o que está esperando para começar a aprender música? Chegar à terceira idade? Comece já!

Comentários do Facebook

Comentários

Uma Nova Forma de Aprender Música!

Descubra os conteúdos exclusivos da Escola Virtual de Música. Comece Baixando Grátis os 'Guias Práticos de Primeiros Passos'.

Insira seus dados abaixo para fazer sua inscrição:

Sucesso! Obrigado pelo seu cadastro.

Pin It on Pinterest

Shares
Share This